Eu instalo Insulfilm no Rio de Janeiro desde 2001 quando fiz o curso que me capacitava para tal. Confesso que, no começo, sentia um certo nervosismo para colocar, afinal podia perder o film que, no processo de colocação, é muito frágil e requer, além do conhecimento da técnica, a prática. Com o passar do tempo, instalar o film num carro, nos vidros de uma casa ou empresa se tornou muito natural para mim. Aqui na empresa, faço cantando as músicas que gosto ou conversando com o cliente. Modéstia parte, sai perfeito. Como se o Insulfilm e o vidro nunca estivessem algum dia separados.
Bom, depois de toda essa auto-exaltação do meu trabalho (risos), vou contar um caso de um cliente específico. Ele veio colocar o Insulfilm no seu Ônix. Coloquei a película nos vidros traseiro e laterais. Ele olhava atentamente cada detalhe da execução do trabalho e soltava comentários como “isso aí é fácil!”, “até a minha mãe coloca essa película” e ríamos juntos. Mas ríamos por motivos diferentes. Eu ria porque sabia que, apesar de parecer fácil (e não é), exigia prática. Daí, entre uma risada e outra, ele solta a pérola: “aposto que eu faço isso tão bem quanto você!” – Após rirmos novamente, eu disse: “Quer tentar? Mas se errar e estragar o film, vou cobrar outro!”.
Não é que ele aceitou o desafio? Ele realmente achava que era fácil. Fiz apenas os procedimentos iniciais de recorte e ele pôs-se a tentar. Grudava nos dedos, caía no rosto, quando colocava de um lado, perdia aderência no outro, deixou bolhas enormes no vidro e, num momento de nervosismo, rasgou a película. Não pude deixar de rir (MUITO) com isso. Ele saiu de dentro do carro sem graça e com o insufilm rasgado na mão dizendo “acho que fiz besteira… quanto vai ficar isso?”
Bom, no final das contas, realmente tive de cobrar pelo material e terminar o serviço no carro do sujeito. Pelo menos ele ganhou uma lavagem grátis completa no lava-jato.
Fica a lição: nunca desafie alguém que se tornou exímio pelo conhecimento e prática. Se fosse fácil, não precisaríamos de lojas para a colocação dessas películas. Risos…!